• novcaminhos

Brincadeiras sensoriais são importantes para desenvolvimento na infância


As crianças são verdadeiras “esponjas”, principalmente durante a primeira infância, período que compreende os cinco primeiros anos de vida dos pequenos. Essa habilidade de captar tudo que está em sua volta é primordial para seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, que são fortemente influenciados pelas brincadeiras.

Por isso, as crianças precisam explorar os objetos do seu convívio de todas as formas possíveis. É instintivo que gostem de pegar em tudo e até levar à boca. É como se o cérebro delas “exigisse” esse comportamento, para que todos os sentidos sejam estimulados. E essas experiências sensoriais é que formarão pessoas criativas, mais inteligentes e com habilidades inovadoras.

Por isso é tão importante deixar que as crianças explorem o ambiente (preservando sua saúde e segurança, é claro), principalmente através das brincadeiras. Confira algumas dicas para estimular as brincadeiras sensoriais com os pequenos em casa:

  • Examine a decoração do quarto da criança do seu ponto de vista. Se precisar, fique de joelhos. Os objetos estão posicionados na altura da criança? Seus brinquedos são sensoriais?

  • Promova um rodízio de brinquedos e jogos, além de incentivar passeios a locais propícios para o estímulo sensorial, como praia e piqueniques.

  • Determine um horário para ver televisão e não deixe que as crianças fiquem o tempo inteiro em frente ao aparelho.

  • Promova atividades com canções, contação de histórias e instrumentos musicais.

  • Sempre apresente novas sensações, como sabores que ela ainda não conhece, odores e experiências táteis, como ajudar na cozinha a fazer um biscoito.

  • Brincadeiras com massinhas e tinta são ótimos para estimular o tato e a visão de uma forma lúdica e divertida.

#massinhas #tinta #brinquedos #jogos

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.