Além de reforçar o vocabulário e ser um ótimo hobby para relaxar, a leitura pode ajudar os estudantes a se preparar para os desafios dos vestibulares e do ENEM. E não estamos falando de livros didáticos, usados em sala de aula. E sim de publicações de renomados escritores e jornalistas, que trazem um olhar diferente sobre importantes acontecimentos no Brasil. Selecionamos alguns títulos:
1 - “Raizes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda
O livro aborda aspectos centrais da cultura brasileira e da organização social do país. É um clássico, lançado em 1997, que ajuda a entender a diversidade e pluralidade da nação, o que traz uma boa base para as redações dos vestibulares.
2 - “1808”, de Lauretino Gomes
Resultado de anos de investigação jornalística de Laurentino Gomes, 1808 traz um retrato bem-humorado da fuga da família real portuguesa para o Brasil após a ameaça de Napoleão.
3 - “A viagem do descobrimento”, de Eduardo Bueno
Livro lançado na época da comemoração aos 500 anos do Descobrimento, “A Viagem do Descobrimento” fez muito sucesso! O best-seller retrata os detalhes da viagem de Pedro Álvares Cabral de forma agradável e fascinante.
4 - “Getúlio [1930-1945] - do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo”, de Lira Neto
A icônica obra reconstitui os mandatos de Getúlio Vargas no Palácio do Catete, assim como detalhes da sua vida pessoal. É uma leitura pesada (cerca de 632 páginas), mas que encanta pela astúcia do autor em desmembrar um dos políticos mais imponentes da história do Brasil.
5 - “Os sertões”, de Euclides da Cunha
Uma das obras mais emblemáticas da literatura pré-modernista, “Os Sertões” foi publicado em 1902 e narra a sangrenta Guerra de Canudos, que aconteceu na Bahia entre 1896 e 1897. Na época, o autor estava cobrindo a guerra para o Jornal Estado de São Paulo.