Um cidadão é capaz de interagir, se expressar, conviver de forma harmônica em sociedade e ter opiniões próprias a partir de conhecimentos prévios e das relações que teve ao longo de sua trajetória. Para essa construção, o papel da escola é fundamental, principalmente no desenvolvimento da autonomia social daquela criança.
É de responsabilidade do professor contribuir para a formação de pessoas conscientes do que acontece em sua sociedade e que possam contribuir de forma positiva e construtiva. O ambiente escolar deve complementar o trabalho do professor em sala de aula, para que aquele indivíduo seja preparado para transmitir os valores e normas aprendidos, tendo como base a ética e cidadania.
Inclusão dos pais
Para isso, a inclusão da família é fundamental para que pais, professores e direção mantenham um diálogo de cooperação e respeito mútuo, sendo também um exemplo de convívio democrático para o aluno. Este é o principal desafio e que servirá como base para que a escola possa cumprir seu importante papel no desenvolvimento da cidadania.
Autonomia
Esse trabalho começa já na primeira infância. Impedir que a criança desenvolva novas habilidades, relacionadas à sua identidade e autonomia, pode prejudicar seu senso de ética e escolha. E atenção: não basta deixar que ela tome decisões (o que é diferente de permitir birras e teimosia).
Atividades como organização de brinquedos e materiais em sala de aula, em grupo, dividindo os alunos em diferentes funções são bons exemplos de como estimular a autonomia na infância. É importante que crianças tenham pequenas tarefas, em casa e na escola, para entenderem que todos têm um papel na sociedade. Palestras e workshops sobre meio ambiente, saúde, que envolvam consciência corporal e respeito ao outro também são importantes.