• novcaminhos

Quer falar melhor em público? Confira dicas!


Você sabia que falar em público é uma das situações que desperta mais medo e insegurança na maioria das pessoas? Essa condição acomete pessoas de diversas idades, profissões e culturas.

E não só os tímidos que sofrem! Até os mais extrovertidos, que são naturalmente mais “falantes” em sua rotina em casa e no trabalho, podem enfrentar dificuldades para se expressar em público.

O principal motivo para essa vulnerabilidade é o medo de passar uma imagem errada e gerar comentários sobre as suas ideias e performance.

Mas, relaxe, dá para se sentir mais confiante e falar bem em público independente da situação. Preparamos dicas que podem ser usadas desde adolescentes, para apresentações orais na escola, até adultos se saírem melhor em reuniões de trabalho.

Esqueça o papel

Lembre-se que a comunicação oral deve transmitir segurança e preparo. E ter, o tempo inteiro, um papel na mão pode transmitir insegurança para a plateia. O ideal é se preparar sobre o tema e investir em uma postura corporal que transmita mais confiança, do que segurar uma “colinha”. Quem precisa mesmo desse apoio, pode deixar a folha em uma mesa com os tópicos legíveis.

Fale com entusiasmo

Para falar com o público, você deve soar com mais entusiasmo. Pense em uma conversa com os amigos, com a preocupação que você deve manter o interesse de mais pessoas. Use um tom de voz mais alto, para que as pessoas “do fundo” consigam te ouvir com clareza.

Mãos tremendo?

Vale a pena segurar um papel enrolado, mesmo que esteja em branco, ou deixe as mãos apoiadas na mesa. Gesticule pouco, para não parecer algo forçado.

Estude, muito!

Parecer que não “sabe do que está falando” é pior do que “falar mal em público”. É importante dominar sobre o conteúdo que você vai falar, assim você conquistará a admiração da platéia de forma natural.

Ensaie no espelho ou para um amigo

Treinar (e se ver falando) é importante para consertar vícios, como mexer muito no cabelo ou morder os lábios. Se mostrar o conteúdo da apresentação para outra pessoa, peça críticas honestas e construtivas.

Conte uma história

As pessoas se interessam por boas histórias. Então procure deixar as narrativas mais interessantes com relatos, mesmo que sejam fictícios. Você nota isso em bons professores, por exemplo. Use histórias e personagens para dar exemplos.

#falar #público

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.