Uma das etapas mais importantes do ENEM é a redação. Composto pela introdução, desenvolvimento e conclusão (com proposta de solução), o texto assusta, principalmente pela crença de “não dá para estudar para a redação”, como muitos acreditam. Apesar do tema ser realmente uma surpresa, há sim formas de treinar para esta etapa.
Para construir uma boa redação, o estudante deve ter um bom repertório linguístico e cultural. Isso se consegue com informação e treino, com dedicação.
Informe-se
Essa não é uma novidade, mas vale lembrar que o tema do ENEM é normalmente um assunto que está em destaque no atual cenário nacional e/ou mundial. Então, manter-se informado sobre as principais manchetes dos jornais é essencial. Leia muito e pense nesses assuntos com um olhar crítico, já que apresentar uma “solução” faz parte da proposta da redação do ENEM.
Amplie seu repertório
A leitura de livros, mesmo que de ficção, ajudam na construção do repertório gramatical, fundamental para uma redação bem escrita e que envolva quem a corrigir.
A receita do bolo
Seguir dicas de construção de texto pode ajudar para quem tem dificuldade na construção do texto, principalmente sob pressão. Os professores de português podem auxiliar o aluno com esta demanda. Mas, para um texto bem redigido, a construção do repertório é fundamental.
Treino é fundamental
Agora é hora de treinar! Escrever uma redação por semana e encontrar quem possa corrigi-la é uma boa dica. Com periodicidade, o estudante se sentirá cada vez mais confortável com o texto e estará mais apto para o ENEM.
Essa atividade pode ser feita em grupos de estudo, com estudantes trocando ideias sobre textos e possíveis temas. Isso ajuda na formação da parte argumentativa, importante para a construção da redação.
Inspire-se
Também vale a pena se basear em cases de sucesso. Procure as redações do ENEM que tiveram a nota máxima e encontre seus pontos em comum.