• novcaminhos

5 receitas para fazer com as crianças em casa


Uma das formas de estimular uma alimentação mais saudável é incluir as crianças no preparo das refeições em família. Colocando as mãos na massa, com alimentos frescos, os pequenos experimentam novos sabores e texturas. O resultado? Menos birra na hora de comer e mais saúde na mesa.

Além disso, cozinhar traz muitos benefícios para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, funcionando com uma verdadeira terapia em grupo. Para deixar a tarefa ainda mais divertida, nossa dica é apostar em receitas que os pequenos gostam, com preparo fácil e ingredientes naturais.

Na hora de ajudar, as crianças podem realizar tarefas de acordo com a idade. Untar formas, descascar e lavar legumes, moldar bolinhos, misturar ingredientes, etc. No forno e com facas afiadas, só os adultos mexem.

Confira as sugestões que preparamos:

1 - Biscoitinho de banana

Ingredientes:

2 bananas nanicas grandes e maduras

1 xícara (chá) de quinua em flocos

1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190º. Amasse bem as bananas com um garfo e misture a quinua em flocos e a canela até obter uma massa cremosa e homogênea. Unte levemente uma assadeira com azeite e espalhe a massa em pequenas colheradas, modelando os biscoitos com a própria colher e mantendo uma distância de alguns centímetros entre um biscoito e outro. Asse por 30 minutos, ou até perceber que os biscoitos estão dourados e firmes. Desligue o forno e deixe que esfriem lá dentro. Armazene por até 3 dias em um pote bem vedado.

2 - Hambúrguer de grão de bico

Ingredientes:

1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido 2 colheres (sopa) de azeite (aproximadamente) 1 cenoura crua ralada no ralo fino 1/2 cebola picada 2 colheres (sopa) de salsinha picada 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (ou farinha de amaranto, grão de bico) 1 colher (sopa) de farinha de rosca sem glúten (até dar liga – ou mais um pouco da farinha acima) Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, e a aveia. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Amasse o grão-de-bico com garfo ou use o processador até formar uma pasta grossa. Junte os demais ingredientes e misture manualmente. Adicione a farinha de rosca até dar liga e mexa mais. Divida a massa e modele os hambúrgueres. Leve a geladeira por 1 hora, no mínimo. Asse em grelha ou no forno.

3 - Espetinho de fruta com chocolate

Ingredientes:

– Frutas cortadas em pedaços (banana, kiwi, morango, manga…) – Chocolate amargo – Espetinho para churrasco (também servem garfinho de madeira e palitos de sorvete)

Modo de preparo:

Pique as frutas e, depois, monte com a criança os espetinhos com os pedaços. Coloque uma barra de chocolate amargo picada por 40 segundos no micro-ondas ou até que ela tenha derretido completamente e banhe os espetinhos no chocolate. Espere secar e pronto!

4 - Sanduíche com salada

Ingredientes: – Pão de forma integral – Cenoura ralada – Tomate em cubos – Alface em tiras – Queijo branco e cream cheese

Modo de preparo: Nessa receita, o desafio pode ser a criança montar o sanduíche como quiser, somente com a supervisão dos adultos.

5 - Almôndegas

Ingredientes: 500g carne moída magra 1 clara de ovo (para dar liga) 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou amaranto em flocos 1/2 abobrinha ralada 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos Sal, alho, cebola, louro em pó, cominho, pimenta e salsinha a gosto

Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho e o tomate até que comece a desmanchar. Reserve. Em uma travessa, coloque todos os ingredientes, acrescente o refogado e misture bem. Comece a modelar as bolinhas e, se precisar, coloque mais farelo de aveia. Molde as bolinhas e leve ao forno preaquecido por 20-25 minutos. Sirva com molho de tomate caseiro e coloque um pouco de orégano.

#receitas #cozinhar #família

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.