Um dos nossos cursos extracurriculares - inscrições abertas na secretaria para alunos e não-alunos - é o ballet, que encanta pessoas de todas as idades há gerações.Os belos passos na ponta dos pés, embalados por grandes obras da música clássica e contemporânea, trazem diversos benefícios, especialmente para as crianças.
Além de ser uma atividade divertida e que estimula a criatividade em grupo, o ballet promove bem estar físico e emocional para os pequenos. A dança melhora a coordenação motora e ajuda a criança a lidar com frustrações, quando se dedica a uma arte repleta de nuances e que exige disciplina.
Confira os principais benefícios do ballet para as crianças:
Aumenta a concentração;
Estimula o trabalho em equipe;
Melhora a coordenação motora;
Trabalha as noções de espaço e localização;
Aumenta a flexibilidade;
Combate o sedentarismo;
Aumenta a resistência muscular;
Corrige a postura;
Estimula o desenvolvimento intelectual;
Melhora a auto-estima;
Melhora o equilíbrio;
Aperfeiçoa o convívio social.
A desenvoltura da criança com a atividade varia de acordo com a idade. Antes dos seis anos, o ballet é mais recreativo e a principal preocupação é com o estímulo à imaginação. Nessa fase, a criança aprende a controlar suas habilidade motoras e encara a dança como brincadeira.
Já a partir dos sete anos, os princípios básicos da dança ajudam no desenvolvimento físico, exigindo mais musicalidade e domínio do corpo. Mas é importante que os pais evitem sobrecarregar e pressionar a criança, em busca de dedicação completa à atividade. Se ela sentir prazer com o ballet, sua evolução será natural.