• novcaminhos

Como as crianças podem ajudar nas tarefas de casa?


Você sabia que incluir as crianças nas tarefas domésticas é importante para o seu desenvolvimento social e emotivo? Elas também passam a valorizar mais a dinâmica familiar e a respeitar todo tipo de trabalho. E essa ajuda pode começar antes do que você imagina, com respeito ao desenvolvimento dos pequenos e de forma prazerosa para todos.

Confira nossas dicas para incluir as crianças nas tarefas de casa, de acordo com a idade:

A partir dos 2 anos:

Nesta fase, a criança já pode começar a organizar os próprios brinquedos. Você pode criar um ritual, com uma música, por exemplo, e ajudá-la a guardar tudo depois da brincadeira. Esse é o primeiro passo para os pequenos entenderem o conceito de organização.

3 a 4 anos:

Com crianças de três e quatros, os pais já podem incentivá-las a arrumar a mochila para a escola e até ajudar em tarefas práticas de casa, como levar o prato de comida até a pia. Elas também podem ajudar a tirar roupas do cesto e guardar objetos em armários.

5 a 7 anos:

Crianças de 5 a 7 anos já possuem uma boa noção de responsabilidade e cuidado, então podemos delegar tarefas como esvaziar a lixeira do banheiro, arrumar a cama, dobrar e guardar roupas, regar plantas e lavar legumes.

Acima de 8 anos:

Com habilidade motoras bem desenvolvidas, crianças com mais de 8 anos conseguem realizar muitas tarefas domésticas. Arrumar a mesa para refeições, carregar compras leves de supermercado, lavar louças simples, limpar o próprio quarto e cuidar do animal de estimação são apenas alguns exemplos.

#ajudar #tarefas #casa

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.