Visitar museus, exposições e participar de atividades culturais é um hábito que deve ser incentivado desde cedo. E pode ficar ainda melhor quando unimos o conhecimento à história afetiva da formação do povo brasileiro. Esse é o ponto de partida do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, localizado na Hospedaria dos Imigrantes, ponto de partida dos milhões de imigrantes de mais de 70 nacionalidades que chegaram ao Brasil em busca de uma nova vida entre 1887 e 1978.
Após alguns anos fechado para reformas, o Museu reabriu ao público em 2014 e hoje impressiona pela união da documentação histórica com a tecnologia. O passeio é uma opção divertida para crianças, adolescentes e adultos, que começam a visita já admirando a bela construção, tombada e que preserva o layout original do lugar.
A exposição permanente mostra a trajetória dos imigrantes que chegaram ao país, através de um painel interativo com mosaico de rostos e cartas reais, deixadas para trás. É uma viagem preservada pela memória de pessoas que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes e hoje formam algumas das comunidades representativas de maior notoriedade do país.
Através de depoimentos, documentos, fotos e jornais, o acervo também aborda não só as histórias desses povos, mas também o que deixaram em suas terras, as condições de viagem, a adaptação ao trabalho e costumes do Brasil e a contribuição na formação da identidade paulista e brasileira atualmente. Um dos destaques da visita é a parede em que se encontram gravados em madeira mais de 14 mil sobrenomes, provenientes de diversos cantos do mundo, de pessoas que passaram pela antiga hospedaria. Além da mostra fixa, o Museu da Imigração também tem exposições temporárias e um acervo digital.
Aos sábados, a visita é gratuita! O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, em São Paulo (SP).