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10 frutas que não podem faltar na alimentação das crianças


As frutas são grandes aliadas de uma infância ativa e saudável. Ricas em água, fibras, vitaminas e sais minerais, além de frutose, carboidratos, gordura boa e proteínas, elas têm poucas calorias, promovem saciedade e são facilmente digeridas. Elas também trazem benefícios a longo prazo, protegendo a imunidade e prevenindo o aparecimento de uma série de doenças. E ainda são deliciosas!

Selecionamos 10 exemplos de algumas das melhores frutas que não podem faltar na alimentação infantil, com os seus benefícios. Confira:

Abacate: ótima fonte de gordura monoinsaturada (a do bem!), a fruta ajuda a controlar os níveis de colesterol. É rico em vitamina A e E, além de cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Banana: rica em vitaminas do complexo B, costuma ser a favorita de muitas crianças. Tem muito potássio, o que ajuda a prevenir o aparecimento de cãibras. Uma ótima fruta para os pequenos consumirem antes das atividades físicas.

Goiaba: famosa por “prender o intestino”, a fruta é rica em vitamina C, antioxidantes e potássio. Para evitar esse efeito que citamos, uma boa dica é consumi-la junto com laranja.

Laranja: a favorita na hora do suco! Ela é rica em vitamina C, o que ajuda na prevenção de gripes e resfriados, a laranja também ajuda na absorção do ferro presente nas carnes e vegetais. Por isso, invista em um pouco de suco após as refeições.

Maçã: a queridinha das mamães no quesito “fibras”. Além de vitamina C, a fruta contém pectina, substância que auxilia no controle da glicemia.

Mamão: rico em água, o mamãe tem ainda vitaminas A, C, potássio e cálcio. É um forte aliado para bebês e crianças que sofrem com a constipação.

Manga: saborosa, a fruta tem alta concentração de betacaroteno e favorece o bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.

Melancia: perfeita para os dias mais quentes, a melancia ajuda a manter os pequenos hidratados. Tem vitamina A, B6 e potássio.

Pera: as do tipo “Williams” são mais macias e bem aceitas pelos pequenos, graças ao sabor suave. É rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo. Uva: doce e fácil de comer, as uvas são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem os radicais livres e têm ação anticancerígena. Também fornecem energia, vitamina C e do completo B. Prefira as sem sementes e corte as uvas em pedaços para as crianças pequenas.

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