Você já pensou no poder da influência da música para o desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, motor e da fala das crianças?
Não é à toa que os desenhos que fazem mais sucesso entre os pequenos têm músicas e melodias. Os sons são ferramentas importantes na educação infantil, trabalhando a linguagem, a formação do vocabulário, estimulando a concentração e a percepção auditiva.
Para deixar essa interação musical mais divertida e lúdica, as crianças podem se beneficiar de instrumentos musicais (pode ser de brinquedo) e experimentar extrair sons de objetos do dia a dia. Acompanhar as canções com gestos também integra a atividade.
Interação social
Além dos benefícios ao desenvolvimento, a música também promove melhor convivência com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. A música traz confiança, autoestima e segurança emocional, sentimentos fundamentais para uma adaptação tranquila do pequeno com outros da mesma idade, contribuindo para o trabalho em equipe.
Aprendizagem
Outra vantagem é a facilidade na aprendizagem, graças ao repertório adquirido e o exercício da concentração, especialmente importante para as disciplinas exatas, como a matemática. Os pequenos também aperfeiçoam a memória, fundamental para aprender outras línguas e fixar o conteúdo de outras matérias.