• novcaminhos

Como lidar com a timidez na adolescência?


A timidez é um dos percalços que muitos adolescentes têm que enfrentar, nesta fase marcada por dúvidas e descobertas. Nem sempre é simples fazer amigos, interagir com pessoas que você não conhece ou falar em público. É tão natural e algo vivido pela maioria dos jovens atualmente.

O jovem passa por uma série de mudanças físicas e psicológicas, que trazem questionamentos e autocríticas sobre sua imagem e suas ideias. Para quem já é tímido na infância, a adolescência pode acentuar o comportamento. Por isso, os pais devem buscar formas para ajudar os filhos a lidar com isso de forma saudável.

Respeito é o primeiro passo

Nossa primeira dica é nunca condenar a timidez. Ela não é uma doença e sim um traço de comportamento, que não deve ser necessariamente eliminado. Cabe aos pais auxiliar o adolescente a encontrar formas de superar algumas barreiras, para não prejudicar o rendimento nos estudos e a sua vida social.

Para isso, a família deve estabelecer um canal de diálogo e mostrar quais são seus valores e as suas qualidades. Outro ponto importante é conversar sobre o feedback negativo, um dos principais medos de quem é tímido. É preciso que eles saibam que uma avaliação negativa não é o fim do mundo. Todos devemos estar preparados para receber elogios e críticas, sempre tirando o melhor das situações. Afinal, a vida é um eterno aprendizado.

Incentive o diálogo

Para que o adolescente aprenda a vencer barreiras diariamente fora de casa, ele deve começar a fazer isso dentro. Por isso, os pais devem incentivar o jovem a expor seus sentimentos e ideias, evitando podá-las o tempo inteiro. É importante dar valor às conquistas - sempre elogiando quando ele for bem em uma apresentação, por exemplo, participar da vida escolar, deixar que ele traga amigos em casa e evitar dar tanto ênfase a possíveis falhas (não que elas não devam ser repreendidas, mas não dê mais valor para elas).

Com essas pequenas motivações diárias, o adolescente pode conseguir grandes avanços na interação social.

#timidez #adolescência #lidar

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.