A rotina de uma família com crianças tem tarefas triviais, como guardar os brinquedos e colocar roupas no cesto para lavar, e que podem ser feitas pelos pequenos. Já pensou nisso?
É fundamental ensinar que eles devem colaborar com as tarefas domésticas desde cedo, sendo um importante passo para o seu desenvolvimento e para a harmonia de todos os membros da família com o passar dos anos.
Ah, mas é mais rápido se um adulto fizer!
Sim, temos certeza! Mas é fundamental deixar que esse desenvolvimento flua, como qualquer outro marco que é ensinado, como o desfralde e comer sozinho. No começo, tudo é meio bagunçado, mas logo a rotina se ajeita.
Deixar que as crianças concluam suas pequenas tarefas contribui não só para a noção de responsabilidade como também auxilia na construção da autonomia.
Lembrando que nada deve ser definido de acordo com o gênero, afinal, organizar a casa tem a ver com respeito e cuidado do espaço em que se vive (e com quem se vive), independente se é menino ou menina.
O que meu filho pode fazer?
Vamos às dicas práticas! Selecionamos algumas tarefas de acordo com a faixa etária:
2 anos
Para começar, os brinquedos! Sente-se ao lado da criança e arrume os brinquedos por tipo, tamanho e cor, transformando a atividade em uma brincadeira. Crie uma música de “guardar” os brinquedos e inclua-a na rotina todas as noites, para que a criança entenda que deve arrumar tudo antes de dormir.
3 e 4 anos
Nessa idade, a criança já pode levar o prato de comida até a pia, guardar roupas/sapatos e até arrumar a mochila para a escola.
De 5 a 7 anos
Com mais noção de responsabilidade e cuidado, a criança já pode limpar o que sujou, regar plantas e secar utensílios domésticos.
Acima de 8 anos
É hora de aumentar a responsabilidade de acordo com o desenvolvimento das habilidades motoras. Por isso, eles podem carregar compras de supermercado, limpar o quarto, cuidar o animal de estimação, lavar louça (com o auxílio de um adulto), entre muitas outras tarefas.