• novcaminhos

Meu filho não gosta de atividade física. O que fazer?


Videogames, smartphones, tablets, computadores. Está cada vez mais desafiador tirar a atenção das telas, especialmente quando falamos de crianças e adolescentes. Muito já nascem com os dedinhos prontos para manipular touchscreen, mas é preciso estimular o brincar lúdico, que leva à prática de atividade física.

Mas, se a criança ou adolescente, já demonstra falta de vontade para esportes ou brincadeiras que exijam dele fisicamente, os pais devem agir para evitar o sedentarismo e despertar novamente o gosto por atividade física. Mas, como fazer isso?

Como incentivar a prática de atividade física?

Nossa primeira dica é fazer uma autocrítica. Será que seu filho não gosta mesmo de atividade física ou encontra em casa outro exemplo? Muitas vezes, os pais reclamam da falta de vontade do filho, mas são sedentários. Lembre-se que o exemplo é a melhor forma de mostrar os benefícios dos exercícios.

Também é importante mostrar opções. Não basta tentar forçar a criança a jogar futebol, pois o pai gosta do esporte. Ela deve encontrar a atividade que realmente sente prazer, experimentando diversos estilos de atividade. Afinal, se a criança demonstrar interesse e gostar daquilo, é improvável que ela desista.

Outro ponto importante é evitar projetar seus sonhos e frustrações nos filhos. Pais que não se tornaram atletas ou bailarinos, por exemplo, tendem a depositar esse tipo de objetivo nos filhos. Forçar é pior do que não incentivar!

Lembrando que isso não quer dizer que não é necessário motivar. E estamos falando de forma positiva, acompanhando as atividades e mostrando orgulho com o avanço. Só evite menosprezar falhas e provocar humilhações a respeito de mau desempenho. Isso traz marcas permanentes para a autoestima de qualquer pessoa!

#atividadefísica #meufilhonãogosta #computadores #tablets #brincadeiras #arlivre #sedentarismo #incentivo

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.