• novcaminhos

Como incentivar a alimentação saudável entre as crianças?


Você, com certeza, sabe a importância dos pais no desenvolvimento dos filhos, bem como na formação de quem e como serão futuro. Sem dúvida, as posturas, rotinas e experiências vividas desde cedo são mais fáceis de serem mantidas até a fase adulta.

Sendo assim, um dos pontos fundamentais que merece a atenção no crescimento da criança é a alimentação. Muitos pais encontram dificuldades em seguir uma vida saudável. Consequentemente, os filhos não desenvolvem esse hábito tão valioso. Preparamos algumas dicas para te ajudar nesta misssão!

Respeite os horários e o ambiente

As crianças precisam assimilar que existe uma rotina no que diz respeito à alimentação. Por isso, certifique-se de que os horários sejam cumpridos. É imprescindível que, todos os dias, sejam realizadas as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.

Juntem-se à mesa em família e conversem sobre como foi o dia. Nesse momento, nenhuma interferência externa deve atrapalhar. Terão outras horas para assistir TV, ligar para um amigo ou parente e enviar uma mensagem pelo celular. Demonstre que, nessas ocasiões, o foco é a interação e o que estão comendo. Assim, a criança entenderá a importância daquela rotina.

Crie pratos diferentes e com história

É normal que os adultos tenham alguns alimentos preferidos. O mesmo acontece com as crianças. Por isso, uma maneira de tornar a alimentação mais prazerosa é unir a esses produtos àqueles que não despertam tanto interesse.

Aproveite para descobrir novas receitas e apresentar os alimentos que elas não gostam de uma maneira diferente.

Acima de tudo, dê o exemplo

É muito mais fácil a criança criar gosto por um alimento que faz parte da rotina dos seus pais. Por isso, deixe de lado os pratos prontos congelados, fast-food e/ou enlatadas, além de sucos artificiais, refrigerantes, produtos com muito açúcar, aromatizante e sódio. São alimentos que favorecem o aparecimento de alergias alimentares, obesidade, distúrbios de digestão, etc.

Com uma alimentação saudável em casa e vendo os pais se alimentando bem, os pequenos também terão facilidade para incorporar variedade e qualidade no prato.

Deixe a criança participar

Muitos pais, por medo ou excesso de zelo, não permitem que as crianças cheguem perto da cozinha na hora que estão cozinhando. É preciso prezar, sempre, pela segurança dos pequenos, mas incluí-los no processo de preparo das refeições é uma experiência valiosa. Deixe que eles “coloquem a mão na massa” e se sintam parte desse momento.

As compras também são importantes. Não permita, somente, que a criança escolha algo para levar para casa e pronto. Faça com que ela esteja presente na escolha dos alimentos e explique a origem deles, especialmente quando forem à feira.

#crianças #alimentação #vidasaudável

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.