• novcaminhos

Como incentivar hábitos de higiene entre as crianças?


A higiene pessoal é um tópico importante das descobertas da infância. É nessa fase que descobrimos como funciona o corpo, as dinâmicas comportamentais e sociais da nossa família e o nosso corpo.

É normal surgirem dúvidas sobre como introduzir os hábitos higiene infantil e demonstrar sua importância a seus pequenos. Para te ajudar, preparamos algumas dicas:

Dê o exemplo

Como quase tudo, o exemplo é o primeiro passo para desenvolver o apreço pela higiene pessoal da infância. Não adianta explicar e orientar, sem que a criança veja os pais fazendo o mesmo.

Guie a higienização

Quando são muito pequenas, as crianças precisam ser guiadas em em suas atividades, especialmente de higiene. Os pais devem narrar quando lavam as mãos, escovam os dentes e a hora do banho, explicando o passo a passo de todo o processo.

Deixe que a criança participe

Uma forma de evitar birras é incluir a criança na tarefa, deixando que ela decida algo ou realmente execute algo. Você pode perguntar qual sabonete ele quer usar, se quer levar algum brinquedo pro banho e se vai escovar os dentes com a mamãe ou com o papai.

Ajude com músicas ou histórias

Deixar os momentos de higiene mais lúdicos também é uma forma interessante de estimular os pequenos. Há muitas canções que falam sobre escovar os dentes, tomar banho, limpar os ouvidos, etc. Além de facilitar a execução e criar uma rotina, esse tipo de ferramenta deixa tudo mais divertido.

Converse

Se você percebeu que seu filho tem muita dificuldade ou se nega a realizar alguma atividade, converse sobre o assunto e tente descobrir o que está impedindo.

Lembre-se: hábitos saudáveis de higiene pessoal que são aprendidos na infância, perdurarão por toda a vida.

#hábitos #higienepessoal

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.