• novcaminhos

Como lidar com a ansiedade na infância?


(Thinkstock/Reprodução)

A ansiedade é uma das patologias mais comuns em crianças, ficando atrás apenas dos Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Episódios de ansiedade podem acontecer em qualquer fase, na infância inclusive, mas é preciso estar atendo para que o sintoma não chegue ao status de transtorno.

É normal sentir ansiedade na infância?

Sim! Durante o processo de aprendizagem, a criança pode sentir medo, insegurança, sentimentos absolutamente normais. Mas é comum também que eles desapareçam naturalmente, como quando aprendemos a andar de bicicleta. O medo de fracassar pode aparecer, mas o normal é que a criança aprenda e encontre prazer na atividade.

A ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir ou brincar com outras crianças. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade.

Crianças tímidas, que sentem muito medo, que são mais birrentas, que regridem a fases anteriores – começam a fazer xixi na roupa, por exemplo – ou roem as unhas possivelmente são crianças ansiosas. Uma das formas dos pais identificarem isso é observar se o filho sempre tem uma reação não-compatível com a idade dele.

Mas, não rotule! Até porque muitas crianças são ansiosas justamente porque têm pais ansiosos, um dos “fatores de risco” mais acentuados. Especialmente na nossa configuração de sociedade atualmente, onde a rotina de uma criança pode ser tão atribulada quanto a de um adulto.

O que fazer?

Mantenha a calma quando a criança demonstrar medo e insegurança com alguma situação e converse, demonstrando apoio e nunca julgamentos. Evite minimizar os sentimentos das crianças.

Confira mais dicas para lidar com a ansiedade na infância:

  • Reconheça e comemore as pequenas realizações;

  • Ajude a criança a dar nomes para os sentimentos;

  • Mantenha uma rotina em casa, mas seja flexível;

  • Reserve horas do dia livre para a criança fazer o que mais gosta;

  • Não evite as situações que geram ansiedade e sim ajude-os a enfrentar esse obstáculo.

  • Se necessário, busque a ajuda de um terapeuta.

#ansiedade #infância #normal #transtorno

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.