• novcaminhos

“Decoreba” não funciona. Entenda a importância de realmente aprender!


Quem nunca se preparou para uma prova tentando decorar todo o conteúdo? Esse hábito pode aparecer em qualquer idade, especialmente no Ensino Médio quando a principal preocupação é o vestibular.

Com tantas provas e simulados, a famosa “decoreba” parece a única saída para se sair bem, mas isso não é verdade. Aprender e, se necessário, memorizar, é diferente de decorar.

Qual a diferença de “decorar” e “memorizar”?

Apesar de não ser fácil perceber, existe sim diferença entre “decorar” e “memorizar”. Quando apenas memoriza, o estudante está armazenando as informações através do seu aprendizado. Ele sabe e entende o que está sendo gravado.

Já decorar é um processo bem diferente. Gravar apenas o que é necessário para ir bem numa prova, sem entender realmente o assunto, faz com que logo o conteúdo seja perdido. É mais ou menos o que acontece com um ator, que precisa decorar suas falas. Se o papel interpretado é de um médico, falando termos técnicos, logo tudo o que foi decorado e falado também é esquecido.

Como memorizar sem decorar?

O primeiro passo para aprender o conteúdo e memorizá-lo sem decoreba é ler com atenção. A leitura pode ser em voz alta, o que aumenta as chances de memorização. Sempre que não entender algum contexto, leia novamente a frase. Procure grifar os trechos mais importantes.

Outra forma de aprender o conteúdo é fazer resumos, para ter certeza de que o texto foi realmente “aprendido”. Esse processo é importante caso o assunto seja abordado de maneiras diferentes nas provas. Quando se aprende realmente e não apenas decora, o aluno consegue responder perguntas sobre a matéria de qualquer forma. E, claro, não esquece tão rápido, minimizando as chances dos famosos “brancos”.

Encontre sua forma de estudar!

Cada estudante possui sua forma de entender e assimilar conhecimento. Muitos são através do visual, outros pela audição, ao realizarem leitura em voz alta, outros ainda transcrevendo o material, na confecção de resumo e textos, resoluções de exercícios, dentre outros. É importante encontrar seu próprio jeito, para aprender a matéria de forma mais natural.

#aprender #formasdeaprendizado #decorar #memorização #estudos #rotinas

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.