Quem nunca se preparou para uma prova tentando decorar todo o conteúdo? Esse hábito pode aparecer em qualquer idade, especialmente no Ensino Médio quando a principal preocupação é o vestibular.
Com tantas provas e simulados, a famosa “decoreba” parece a única saída para se sair bem, mas isso não é verdade. Aprender e, se necessário, memorizar, é diferente de decorar.
Qual a diferença de “decorar” e “memorizar”?
Apesar de não ser fácil perceber, existe sim diferença entre “decorar” e “memorizar”. Quando apenas memoriza, o estudante está armazenando as informações através do seu aprendizado. Ele sabe e entende o que está sendo gravado.
Já decorar é um processo bem diferente. Gravar apenas o que é necessário para ir bem numa prova, sem entender realmente o assunto, faz com que logo o conteúdo seja perdido. É mais ou menos o que acontece com um ator, que precisa decorar suas falas. Se o papel interpretado é de um médico, falando termos técnicos, logo tudo o que foi decorado e falado também é esquecido.
Como memorizar sem decorar?
O primeiro passo para aprender o conteúdo e memorizá-lo sem decoreba é ler com atenção. A leitura pode ser em voz alta, o que aumenta as chances de memorização. Sempre que não entender algum contexto, leia novamente a frase. Procure grifar os trechos mais importantes.
Outra forma de aprender o conteúdo é fazer resumos, para ter certeza de que o texto foi realmente “aprendido”. Esse processo é importante caso o assunto seja abordado de maneiras diferentes nas provas. Quando se aprende realmente e não apenas decora, o aluno consegue responder perguntas sobre a matéria de qualquer forma. E, claro, não esquece tão rápido, minimizando as chances dos famosos “brancos”.
Encontre sua forma de estudar!
Cada estudante possui sua forma de entender e assimilar conhecimento. Muitos são através do visual, outros pela audição, ao realizarem leitura em voz alta, outros ainda transcrevendo o material, na confecção de resumo e textos, resoluções de exercícios, dentre outros. É importante encontrar seu próprio jeito, para aprender a matéria de forma mais natural.