A tecnologia é uma realidade presente em quase tudo na nossa rotina. Por isso, devemos achar formas de utilizá-la também a favor dos estudos. Quem está se preparando para o ENEM pode aproveitar a funcionalidade 5 aplicativos que prometem tornar os momentos de estudo mais dinâmicos e interativos.
1 - Evernote
O Evernote é como um caderno virtual. O aplicativo tem recursos que ajudam o estudante a organizar tarefas e registrar conteúdos de aula, em diversos formatos.
É possível criar cadernos de anotações para diferentes matérias, inserir arquivos — textos em PDF, apresentação de slides, fotos, prints de tela etc. —, gravar áudios, entre outras funções.
2 - Duolingo
O Duolingo é um aplicativo de idiomas, com cursos grátis de línguas estrangeiras — inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. O estudante pode interagir com atividades de tradução, escrita, fala e escuta, divididas em módulos que variam de acordo com o tema.
3 - Pomicro
O Pomicro funciona como um temporizador, que ajuda na concentração e aumenta a produtividade no trabalho e nos estudos. Desenvolvido com base na técnica Pomodoro, o app ajuda a intercalar períodos de 25 minutos de atenção focada e pausas de até 5 minutos para relaxamento.
4 - AppDetox
O AppDetox serve para mapear, identificar e bloquear os serviços que consomem mais tempo do usuário, por exemplo, as redes sociais. É possível personalizar o tempo de bloqueio, de acordo com as demandas diárias do estudante.
5 - Descomplica
O Descomplica é um dos aplicativos mais completos para quem quer se preparar para o ENEM. Tem videoaulas, curso de redação, monitoria para tirar dúvidas e resolução de exercícios, tudo segmentado por matéria e nível de experiência do usuário. O estudante pode baixar o conteúdo e acessar de onde estiver. É uma boa opção não só para o vestibular, mas também quem está na universidade e na pós-graduação.