Uma história antes de dormir. Essa pode ser uma das lembranças mais felizes da infância de muitas pessoas, mas é um hábito que vem se perdendo, especialmente nos lares com pais que trabalham cada vez mais.
Mas esse hábito é importante para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança, aumentando a intimidade entre a família e fortalecendo a conexão.
Ler para as crianças estimula sua imaginação
Nas páginas do livro, a criança encontra um mundo imaginário e a importante vivência a fantasia, tornando-a mais criativa e ensinando a lidar com situações desafiadoras na sua rotina.
Emoções à flor da pele
Outro benefício é o exercício de vivenciar emoções distintas em uma mesma história. A criança se envolve com a história e vivencia junto com cada personagem alegrias, angústias, incertezas, medo e desafios, importante para a construção de sua personalidade.
Por que ler para a criança? E se ela mesmo saber ler?
Uma dúvida comum é quando a criança já sabe ler. Devo continuar lendo para ela? Com certeza! A presença dos pais no momento da leitura favorece os questionamentos.
Será que eu teria medo ou coragem? Ele agiu certo ou errado? Será que naquela situação eu faria a mesma coisa ou faria diferente? Com o exercício da empatia, aprendemos a identificar e expressar nossas próprias emoções, em grande parte, desse momento que estabelecemos um elo entre a família.
Desenvolvimento da linguagem
Ao ler para as crianças, os pais também ajudam no aprendizado da língua falada e escrita. Os pequenos aprendem como falar determinada palavra, entonação, aplicação de vírgula, ponto final, exclamação, têm a oportunidade de entender o significado das palavras e composições, entre outros pontos que abrangem seu vocabulário.