Quem acha que o Português no ENEM é só interpretação de texto, está bem enganado. Não será apenas com leitura que você vai conseguir resolver a prova de Linguagens do exame. Para se dar bem, o estudante precisa estar com conteúdo teórico bem embasado.
O primeiro passo é ter muita atenção ao que está lendo. Não dá tempo de ler o mesmo enunciado várias vezes, então é preciso estar focado. Confira dicas:
Destrinche o enunciado
Para não se perder no meio do texto das questões, que costumam ser longas, sublinhe os comandos do enunciado. Assim, fica mais fácil ir direto ao ponto quando você for analisar as alternativas.
Encontre o conteúdo da questão
Um comportamento muito comum da banca do exame é esconder o conteúdo teórico no meio do enunciado. Por isso, procure identificar o que o enunciado espera de você logo na primeira leitura.
Elimine as opções absurdas
Cada questão do ENEM tem cinco alternativas de resposta. Uma delas é sempre “absurda”, de cara você já sabe que não é a correta. Já risque ela. O ideal é que o candidato fique em dúvida apenas entre dois itens.
Qual é a intenção do texto?
Quando você estiver lendo a questão, precisa entender qual o propósito do enunciado. Aquele texto pretende vender um produto? A intenção é informar, sensibilizar ou levantar dúvidas ao leitor? O conteúdo já está me dando pistas da resposta?
Com esse guia você conseguirá analisar as questões de Linguagens da prova do ENEM com mais facilidade e todo o conteúdo que foi estudado será realmente útil.