• novcaminhos

Como falar sobre morte com as crianças?


Morte é um assunto ainda tratado como tabu em nossa sociedade. Não gostamos de conversar, ouvir a palavra ou pensar muito sobre o assunto, especialmente quando se trata de pessoas queridas do nosso convívio.

Mas é importante falar sobre essa questão com crianças, principalmente se houver indícios de que ela terá que lidar com uma situação assim logo. Encarar uma perda sempre vai ser difícil e trazer sofrimento, mas quando podemos dialogar, tirar nossas dúvidas e viver o luto, nos sentimos menos sozinhos e confusos.

Crianças muito pequenas vão conseguir entender?

Por menor que a criança seja, ela entende o que falamos. Crianças são como esponjas, elas percebem e absorvem tudo o que acontece ao seu redor, por isso é sempre importante contar a verdade.

Em uma situação de perda de alguém que ela conheça ou de um animal de estimação, as crianças vão perceber que algo muito emocional está acontecendo, por isso os pais devem ser muito honestos.

Dá para falar de morte de forma simples, usando palavras e situações que fazem parte do seu universo. Evite dizer que a pessoa foi fazer uma viagem longa e não vai voltar, pois pode soar como abandono e também criar uma situação ruim se um dos pais precisar viajar. Usar o ciclo de vida de uma planta é um recurso interessante.

Talvez a criança faça a mesma pergunta várias vezes, pois ela está tentando entender o que aconteceu. Se ela perguntar se a pessoa ou bichinho pode voltar, é importante explicar que não, para não criar falsas esperanças.

Pode ser que esse acontecimento deixe a criança insegura, então é essencial acolher esse sentimento e explicar que ela nunca ficará sozinha, pois sempre terá alguém para cuidar dela. Se a criança tiver dificuldade para expressar o luto em palavras, incentive-a a desenhar.

Ao contar a verdade é criada e estabelecida uma relação de confiança e a criança percebe que pode contar com os seus pais. Que eles são sinceros e sempre conversam com ela, por mais difícil que seja o assunto. Isso vai ajudá-la a se sentir mais segura, em outras fases de seu desenvolvimento.

#crianças #comoexplicaramorte #falarsobremorte #tabu

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.