• novcaminhos

Sarampo: Por que é tão importante se vacinar? Tem como prevenir?


O sarampo voltou a preocupar! Doença infecciosa aguda e altamente contagiosa, ele afeta principalmente crianças. Sua transmissão é através do contato com secreções, expelidas ao tossir, espirrar e falar. O risco de complicação também é alto para crianças desnutridas e menores de 1 ano, apesar de que pode acontecer com qualquer pessoa adulta inclusive.

Não tinha erradicado?

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas, em 2018, surgiram novos casos em Roraima e Amazonas. Em 2019, diversos estados - inclusive no Su/Sudeste - enfrentavam surtos da doença.

Com isso, voltamos a falar da importância da vacinação. O Governo Federal iniciou campanhas especiais para o sarampo, especialmente nas cidades com casos da doença. Prefeituras vêm organizando bloqueios e vacinando qualquer pessoa acima dos 6 meses de vida.

Prevenção

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. Portanto, os pais devem ficar atentos ao Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem receber duas doses da vacina: uma aos 12 meses (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola) e outra aos 15 meses (tetra viral - sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Mas é importante consultar o pediatra sobre a abrangência da campanha e a necessidade de uma dose antes do primeiro aniversário do bebê, nas cidades com casos da doença.

#sarampo #brasil #vacina #prevenção

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.