A ansiedade é um problema cada vez mais comum! Se incomoda um adulto, imagina um adolescente? Em meio ao turbilhão de mudanças desta fase, a pressão com a chegada do vestibular e conflitos pessoai, o transtorno pode chegar e afetar um desenvolvimento saudável.
Veja 5 sintomas da ansiedade na adolescência:
1 - Excesso nas preocupações
É normal se preocupar, mas tudo deve ser dosado e não virar uma obsessão. Se o adolescente apresentar uma cobrança excessiva, dificuldade de focar em atividades importantes e ser muito autocrítico, os pais devem ficar atentos.
2 - Medo e/ou desconforto social
O tipo mais comum de ansiedade na adolescência está ligada à rotina social. Alguns jovens podem sentir tremedeira, suor, náuseas e tremedeira em situações que precisam interagir com outras pessoas. Isso pode ser tão forte a ponto de impedir o adolescente de participar de atividades na escola e ter seu desenvolvimento afetado.
3 - Movimentos e ações repetitivas
Lavar as mãos em excesso, cismar com um tipo específico de roupa ou demonstrar obsessão com arrumação, o adolescente pode estar desenvolvendo TOC, que também é um tipo de transtorno de ansiedade.
4 - Alerta constante
A ansiedade na adolescência também pode se manifestar através do transtorno de estresse pós-traumático. Eventos graves, como agressões e assaltos, podem ser gatilhos para isso. A família deve ter atenção com sustos frequentes, ataques de pânico e medo de sair de casa.
5 - Inquietação emocional
A ansiedade de separação - comum em bebês - também pode aparecer na adolescência, com o medo de afastamento de pessoas com quem divide forte conexão emocional. Essa agitação afeta a concentração e aumenta a irritação.
Todos esses sintomas merecem uma atenção especial da família, que deve buscar ajuda profissional.