top of page
  • novcaminhos

Como os pais podem ajudar na alfabetização?


Durante a alfabetização, as crianças passam por uma fase repleta de descobertas. É uma fase de transição, que influencia bastante na rotina dos pequenos na escola, por isso o apoio dos pais é fundamental.

Com a chegada de novos conhecimentos, ao papel da família é estimular a leitura em casa, dedicando algum tempo todos os dias para ler ou ouvir uma história, sempre deixando que a criança explore sua imaginação e interprete o que está sendo lido.

Treino é fundamental na alfabetização

Escrever o nome da criança e dos demais membros da família é uma forma de explorar as letras, sons e rimas. Quanto mais treino, melhor. Mas respeite o tempo dela, estimulando essas novas descobertas de forma lúdica e paciente. Não é preciso corrigir com firmeza. Afinal, é normal esquecer e trocar letras, inverter sílabas, etc. Não é um erro. É uma tentativa.

Para isso, inclua a criança em tarefas simples, como fazer a lista de compras, escrever cartas e recados. Ter uma lousa no quarto, com letras magnéticas também ajuda na visualização desse processo. Cadernos em branco e canetinhas também são ferramentas importantes.

Valorize desde os simples rabiscos, até suas primeiras letras e tentativas de escritas, pois assim, a criança se sentirá confiante.

bottom of page