• novcaminhos

5 curiosidades sobre a Floresta Amazônica


A Floresta Amazônica é um dos lugares mais fantásticos do mundo, sendo repleto de riquezas e belezas. Selecionamos 5 curiosidades sobre o ambiente e suas particularidades:

1 - O segundo maior rio do mundo!

O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do planeta e perde apenas para o Rio Nilo. Para você ter uma ideia do tamanho, especialistas afirmam que a sua extensão é quase que a mesma distância entre o centro do Brasil e o centro do México!

Ele é dividido em três partes:

  • Ainda nos países andinos, ele é chamado de Rio Marañón.

  • Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões.

  • Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.

2 - Lá tem uma onda gigante!

Já ouviu falar na Pororoca? É um mais impressionantes fenômenos da natureza e ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial. Essa onda pode atingir até 4 metros de altura, avançando 50 quilômetros rio adentro. O fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas!

3 - Anaconda

Também conhecida como Anaconda, a Sucuri é uma das moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!

4 - Boto cor-de-rosa

Já ouviu dizer sobre uma lenda que conta da existência de um animal que se transforma em um homem muito bonito, que sai à noite para encantar as jovens? É o nosso boto cor-de-rosa, um dos mais inteligentes integrantes da fauna amazônica.

7 - Insetos enormes!

A Centopéia Gigante é tão grande que pode se alimentar de sapos, ratos, pássaros e até cobras. Na floresta também vive a aranha-golias-comedora-de-pássaros, que pode chegar a 30 centímetros.

#FlorestaAmazônica #curiosidade #brasil #floresta #riosolimões #rionegro #animais

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.