• novcaminhos

5 coisas que as crianças aprendem na cozinha


Cozinhar não é apenas uma simples tarefa doméstica. É também um ato de amor e cuidado com a nossa família! Por isso, incluir as crianças na atividade (respeitando as limitações por faixa etária) trazem diversos benefícios.

Os pequenos podem lavar ingredientes, cortar com supervisão, misturar, untar formas, entre outras atividades.

Conheça alguns dos aprendizados que cozinhar proporciona na infância:

1 - Estimula uma alimentação mais saudável

Quando preparamos nossas próprias refeições, prestamos mais atenção e cuidado no que comemos. E isso também influencia as crianças, que entendem melhor a importância de comer frutas, verduras e legumes.

2 - Ensina noções de peso, medida e química

Ao preparar os pratos e seguir receitas - principalmente de bolos, pães e massas, os pequenos têm um contato mais palpável e prático com noções que aprendem na escola, como peso, quantidades, medidas e misturas químicas!

3 - Estimula a autonomia e a responsabilidade

Quando aprendemos a preparar as nossas próprias refeições, desenvolvemos um senso maior de autonomia e responsabilidade. E isso não é diferente com os pequenos estimulados desde cedo, que chegam à adolescência e vida adulta sabendo “se cuidar” e se render menos ao fast food.

4 - Ensina sobre higiene e cuidado

Junto com a responsabilidade e a autonomia, as crianças também aprendem a importância de higienizar bem as mãos e os alimentos antes de prepará-los. Esse cuidado se estende a outras vertentes da sua vida.

5 - Mais momentos em família

Incluir os filhos na hora de preparar as refeições representa um importante momento de interação em família, sendo uma oportunidade da criança expressar seus sentimentos e sentir que tem o apoio dos pais.

#criançanacozinha #aprender #alimentaçãosaudável #responsabilidade

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.