Quem disse que só dá pra aprender matemática na escola? A disciplina pode ser parte do dia-a-dia dos pequenos e atividades simples ajudam a despertar o prazer pelos números e contas de forma lúdica.
1 - Desenho, colagem e maquetes
Desenhar é uma ótima atividade para ajudar a criança a identificar objetos, figuras e contornos. Colagens auxiliam nesse processo, deixando tudo mais lúdico e divertido. Quando complementamos a atividade com a construção de maquetes, a criança potencializa esse poder de exploração e descobre profundidades, analisando objetos, formas e dimensões.
2 - Quebra-Cabeça
Brincar com um quebra-cabeça é excelente para desenvolver a habilidade matemática desde cedo. Os jogos mais básicos ensinam raciocínio espacial e os mais elaborados, formas e tamanhos.
3 - Blocos de Construção
Construir e organizar estruturas com qualquer peça exige matemática básica, habilidades de engenharia e geometria.
4 - Jogos de tabuleiro
Jogo da velha, damas e xadrez, por exemplo, ensinam estratégia e lógica. Outros que envolvem dinheiro de mentira, por exemplo, ensinam matemática avançada e educação financeira. Batalha naval é outro que merece destaque, pois ensina noções de espaço, geometria, tamanhos, proporções.
5 - Mercadinho
Escolher produtos, passar no caixa, ver a quantidade de dinheiro necessária para comprar. Brincar de mercadinho é excelente para ensinar matemática simples. Também é possível aproveitar a seção de frutas, legumes e verduras para falar sobre pesos, medidas e comparações. Além de ser divertida com o brinquedo, a atividade pode ser levada a sério pela família no supermercado e feira.