• novcaminhos

5 dicas para lidar com as brigas entre irmãos


Ter irmãos é sinônimo de ter amigos pra vida toda! E também a certeza de participar das maiores brigas durante a infância e adolescência, já que os conflitos são inevitáveis.

Um pedaço de bolo, um jogo de videogame, um lugar no carro, um controle remoto… Absolutamente tudo pode se tornar motivo de discussão e, por vezes, chegar a agressões físicas. Como os pais podem lidar com essa disputa?

Paciência é o primeiro passo

Manter a calma e ter paciência com os filhos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando os pais já têm que lidar com o cansaço da própria rotina. Mas mostrar serenidade é a forma mais efetiva de aguentar as brigas.

Lembre-se que todo conflito é uma oportunidade para que a criança aprenda (e exercite) valores como empatia e respeito, além da frustração - essa última importante para a atribulada vida adulta.

Para ajudar você a acalmar os ânimos em casa, reunimos aqui 5 dicas para lidar com as brigas entre irmãos:

1 - Veja a hora certa de intervir

Cuidado com o impulso de intervir assim que a briga começar. É preciso se segurar um pouco e ver se eles não conseguem se resolver sozinhos primeiro. Só intervenha se a discussão tomar proporções muito sérias e se for chamado.

2 - Proponha soluções

Quem nunca guardou o brinquedo alvo da disputa? Ou mandou cada um para o seu quarto? São medidas habituais em brigas de irmãos, mas é pouco efetivo naquilo que falamos lá em cima: a construção dos valores.

O ideal é propor soluções que promovam o aprendizado e o amadurecimento.Assim, eles entendem que para resolver conflitos, é preciso pensar na causa e nas soluções.

3 - Sem sermões

Se mostrar impaciente no momento da briga é normal, o que pode acarretar grande nervosismo e aumento do tom de voz. Mas gritar, castigar de forma severa, ofender e fazer comparações só piora a situação.

Estabeleça limites de maneira respeitosa, sem rebaixar a criança (o que afeta sua autoestima) ou fazer o que você não gostaria que eles fizessem um com o outro.

4 - Seja justo

Evite tomar partido, a todo custo. Ouvir os dois lados da história é fundamental e não privilegie um, mesmo que seja o caçula.

5 - Converse

Como quase tudo na vida, a melhor saída para resolver conflitos é o diálogo. Insista em conversar, todos os dias se for necessário, lembrando que agressão e intolerância não são formas saudáveis de conseguir nada.

#brigaentreirmãos #oquefazer #conflitos #comoresolver

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.