- novcaminhos
Coronavírus: Conheça o novo vírus que preocupa o mundo

Uma das notícias mais comentadas nos noticiários nas últimas semanas são sobre o Coronavírus, uma família de vírus responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação, especialmente na China, país com o maior número de casos. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente, por isso o medo de uma epidemia global.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco elevado de contaminação.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
Como é possível se prevenir?
Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratória;
Lavar bem as mãos;-
Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
Evitar contato com animais doentes;
Cozinhar bem ovos e carne.
Como é o tratamento?
Não há tratamento contra o coronavírus em si. Os médicos atuam para amenizar o desconforto dos sintomas.
A vacina contra a gripe protege do coronavírus?
Não. O vírus da gripe não é o coronavírus, e sim o influenza. Portanto, a vacina regular tomada antes do inverno não protege contra o novo vírus.
Até o momento, o Brasil tem apenas um caso suspeito em Minas Gerais e ainda não foi confirmado se a doença está mesmo no país.