top of page
  • novcaminhos

Quais são as consequências do desmatamento?


Um dos principais assuntos do noticiário em 2019 é o crescimento do desmatamento da Amazônia. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.

A questão é polêmica devido a importância do agronegócio para a economia de diversos países. Por isso, muitos acabam justificando a questão financeira e a necessidade de suprimento como algo “maior” do que o bem estar das flores.

O que o desmatamento pode causar?

O desmatamento coloca em risco todo o equilíbrio biológico do planeta Terra. As principais consequências estão relacionadas ao meio ambiente, já que desmatar compromete toda a biodiversidade da área.

Animais perdem seu habitat natural, espécies da flora podem ser extintas. Só esses dois fatos podem causar um desequilíbrio enorme, prejudicando atividades primárias, incluindo a caça, a agricultura e a própria pecuária.

Outro ponto são as mudanças climáticas. Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera, que agravam efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é um dos responsáveis pelas alterações no clima. O planeta está cada vez mais quente, o que causa danos aos ecossistemas e também ao ser humano.

Também é importante falar sobre o solo. Retirar a vegetação favorece a erosão e influencia diretamente nos recursos hídricos, fazendo a água escorrer sobre o solo provocando deslizamentos.

Todas essas questões convertem para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os seres vivos no planeta. Todos nós dependemos das florestas, para o nosso oxigênio, o fornecimento de matéria-prima para a produção de itens essenciais à vida. Com o desmatamento, todos nós sofremos!

bottom of page