Notas baixas: Como lidar?

Uma nota baixa sempre é motivo de frustração, tanto para o aluno quanto para os pais. A situação pode trazer uma sensação de fracasso e impotência, especialmente se for em uma fase de desafios, como o pré-vestibular. Mas é preciso manter a calma e encontrar o motivo da dificuldade do aluno, seja uma criança ou adolescente, junto com a escola.

Converse, não brigue!

Nossa primeira dica é que os pais evitem brigar! É preciso entender que a nota baixa tem algo maior por trás, como uma real dificuldade que nem sempre vai ser resolvida com castigo. Conversar é melhor que reprimir a criança, que pode reforçar esse comportamento. Deixe claro para ele que, com esforço e dedicação, ele irá superar os resultados negativos.

Avalie a rotina do aluno

Às vezes, a solução está numa reorganização da rotina. É falta de um espaço legal que estimule o estudo? Ou o hábito de estudar em cima da hora? Ou até o excesso de atividades extracurriculares que o deixam sobrecarregado? Numa conversa, pais e aluno podem conseguir encontrar uma solução para melhorar o rendimento na escola.

Inclua a escola

É importante também que os pais incluam a escola nesta interação. Muitas vezes é a timidez de perguntar e tirar dúvidas que pode estar alimentando essa desatenção. Conversando com os professores, a família ganha mais aliados para entender o que causa a nota baixa.

Em casa

Participe da rotina de estudos em casa! Procure saber sobre a lição de casa e o que ele está aprendendo. Leia livros e dê o exemplo de uma rotina saudável de sempre buscar conhecimento.

Reconheça o esforço do aluno

Lembre-se que mesmo com essas mudanças, as notas baixas não mudam de uma hora pra outra. Hábitos novos podem demorar a dar resultados, por isso reconheça os pequenos esforços e vitórias. E não tenha vergonha de procurar ajuda profissional, como psicólogos e professores particulares.