top of page
  • novcaminhos

ENEM: Quais foram os últimos 5 temas da redação?


A redação é um dos momentos mais aguardados do ENEM! Além de muito treino, leitura e dedicação, os estudantes precisam estar atentos ao que acontece no Brasil e no mundo para estarem por dentro dos possíveis temas da prova.

Preparamos uma retrospectiva com os últimos cinco tópicos abordados na redação do ENEM para explorar algumas características que podem te ajudar esse ano!

2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A Internet e os dados do usuários foram abordados em 2018. Parece bem específico, né? Mas houve quem fugisse do tema, diante da amplitude do assunto. O ideal era falar sobre como os algoritmos usam os dados para mostrar conteúdo para o internauta, mas muitas pessoas confundiram e direcionaram para as tão faladas fake news.

2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Esse tema pegou estudantes e professores de surpresa em 2017! Apesar da abordagem com pessoas com deficiência ser sempre esperada, o direcionamento foi muito específico. A prova incluiu um trecho da Constituição Federal e um gráfico com o número de matrículas de alunos surdos na educação básica brasileira.

2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Religião é sempre um tema polêmico e foi o foco da redação em 2016. Muitos casos de intolerância religiosa estavam sendo noticiados, mas o tema exigia preparo do estudante. Além da necessidade de entender o que acontecia não só no Brasil como no mundo, o candidato precisou abordar a importância do diálogo para a desconstrução de preconceitos.

2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Quais seriam as causas da persistência da violência contra a mulher? Os candidatos de 2015 tiveram esse desafio na redação, abordando questões culturais históricas e com a necessidade de conhecer fatos importantes da luta das mulheres.

O candidato que optasse por defender a violência contra a mulher seria penalizado pelo edital do exame com a anulação da redação – conforme descrito no item 14.9.4 do edital nº 6, de 15 de maio de 2015.

2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil

Em 2014, o ENEM colocou em pauta os benefícios e malefícios da publicidade para o público infantil! Entre as diversas possibilidades do texto, uma das mais plausíveis é questionar a necessidade de uma regulamentação específica e se as crianças têm a estrutura emocional adequada para processar os estímulos publicitários.

bottom of page