5 dicas para facilitar a adaptação do bebê na escolinha

A adaptação do bebê na escolinha nem sempre é um processo fácil. E não tem como evitar! Mesmo que a mãe demore para voltar ao trabalho ou que a criança seja cuidada por uma babá ou vovós, o momento é inevitável. Bebê ou mais crescidinho, o pequeno precisa ir para a escola, não é mesmo?

Mas é possível encarar essa fase com naturalidade, já que a principal dificuldade - na maioria das vezes - acontece com os pais. Principalmente se a criança nunca havia ficado com outras pessoas até esse momento.

Preparamos algumas dicas para te ajudar na adaptação do bebê na escolinha:

1 – Dedicação em casa fortalece o vínculo afetivo

Viva a licença-maternidade de maneira plena, para facilitar a adaptação do bebê na escolinha. Fique tranquila que o bebê não se sentirá abandonado se os pais encararem a escolinha como algo benéfico. Lembre-se que ele sente as vibrações dentro de casa!

2 – Escolha da escolinha

A escolha da escolinha deve ser feita com calma, para que não haja arrependimentos e mudanças bruscas que podem deixar o bebê inseguro. Uma dica é fazer a escolha ainda na gravidez, para ter tempo de visitar diversas opções. Também é interessante conversar com outras mães para ter referências.

3 – Introdução alimentar

O pediatra pode recomendar que a introdução alimentar seja iniciada cerca de 15 dias antes de você voltar ao trabalho. Esse processo é importante para a criança se acostumar com uma nova rotina, sem amamentação e com horários para a papinha e mamadeira.

4 – Não chore!

Não estamos falando do bebê e sim dos pais. Muitas vezes, o adulto sente mais a separação do que a criança. O bebê pode ser influenciado por esse estado de estresse da mãe e também se agita. Mantenha a tranquilidade e transmita segurança para o seu filho, afinal ele também está passando por uma importante mudança.

5 – Reserve um tempo para a adaptação

Cada escolinha funciona de uma forma, mas a maioria pede que um dos pais acompanhe os primeiros dias do bebê neste novo ambiente. É importante para que o pequeno se sinta seguro caso precise de colo ou chore muito. Incentive a interação do pequeno com os cuidadores, as outras crianças e brinquedos.