top of page
  • novcaminhos

Excesso de estresse pode causar doenças


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% da população mundial sofra com episódios rotineiros de estresse, gerando uma epidemia global que não deve ser vista como algo “normal”.

Podendo ser definido como um estado de tensão mental e física que produz um desequilíbrio no funcionamento global do ser humano e enfraquece seu sistema imunológico, o estresse em excesso pode favorecer o aparecimento de muitas doenças.

Essas doenças vão desde alergias, asma, bronquite, enxaqueca, infecções em geral, ansiedade, depressão, gastrite, obesidade, contração muscular crônica, pressão alta e até alguns tipos de câncer.

Transtornos alimentares, insônia, síndrome do intestino irritável, gastrite nervosa, problemas cardiovasculares e dores crônicas em geral também podem ser desencadeados em pessoas que vivem em estado de tensão causado pelo estresse.

Vale destacar que essas complicações podem aparecer em pessoas que vivem um estado crônico de estresse, e não apenas um pouco, o que já faz parte da nossa atual sociedade. Afinal, o ser humano precisa do estresse, pois é ele que nos dá o combustível para correr atrás dos nossos sonhos e objetivos, assim como também é importante para evitarmos situações de risco. Porém, quando ele permanece por um longo período, ou se torna excessivo, torna-se prejudicial para a nossa saúde.

Em um estado permanente de estresse, o organismo produz altos níveis de cortisol, o que pode gerar distúrbios. Para driblar esses efeitos, os episódios de tensão devem ser equilibrados com momentos de relaxamento. Para que esse equilíbrio funcione, ele deve acontecer diariamente, o que nem sempre acontece.

Para evitar chegar ao diagnóstico das doenças, o estresse excessivo de ser combatido. Para isso, é preciso ter atenção no aparecimento de sintomas como: insatisfação constante, isolamento social, cansaço, ganho ou perda de peso marcante, dores constantes de cabeça, tristeza, mau humor, insônia, falhas na concentração, baixa produtividade, irritação, medo e dificuldade na tomada de decisões.

Quem estiver passando por essa situação, sem encontrar prazer nas atividades que até então eram o equilíbrio com os momentos de estresse, deve procurar ajudar! Especialistas como clínico geral, otorrinolaringologista, psiquiatra e psicólogo podem ajudá-lo a encontrar um caminho de volta para uma rotina mais saudável.

bottom of page