Qual a diferença entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo?

São muitas as dúvidas que aparecem durante o ensino médio e, principalmente, quanto mais o fim dessa etapa se aproxima. Os jovens precisam escolher, por exemplo, qual a carreira que desejam seguir e em qual universidade irão estudar. Para tornar essa fase um pouco mais fácil, é preciso entender quais são os títulos dos diplomas.

Dependendo do curso, o universitário será graduado como bacharel, licenciado ou tecnólogo. Por que é importante saber os detalhes de cada um? Os formatos têm as suas particularidades e você conseguirá decidir melhor sabendo as diferenças entre eles.

Licenciatura

Voltado para a formação de professores, o curso tem duração de três a quatro anos. Se você deseja lecionar no ensino fundamental e médio, é necessário cursar a licenciatura de maneira específica (história, matemática, entre outros).

A grade curricular dessa formação conta com disciplinas segmentadas e matérias ligadas à pedagogia e didática. É importante compreender que alguns cursos são ministrados em bacharelado e em licenciatura. A diferença é o direcionamento do conteúdo ensinado e o título do diploma.

Bacharelado

Com uma formação abrangente e duração de quatro a cinco anos, esse é o título mais tradicional. O estudante será apresentado a uma base teórica e científica, às matérias práticas e poderá atuar em inúmeras áreas.

Você tem certeza de qual é o setor em que quer trabalhar, mas não sabe qual a atividade deseja exercer? O bacharelado pode ser a melhor opção, uma vez que terá contato com várias frentes. Dessa forma, o formato permitirá que o universitário escolha, durante ou depois da formação, onde irá atuar. A especialização poderá acontecer com a experiência no mercado ou com as pós-graduações.

Tecnólogo

Se você está à procura de um curso superior que irá te inserir rapidamente no mercado de trabalho, considere esse formato. As disciplinas são práticas e a duração é de dois a três anos. Diferentemente do bacharelado, essa formação direciona o estudante para atividades específicas, como, por exemplo, gestão hospitalar e de recursos humanos. O caminho é ideal para quem não tem dúvidas do que deseja seguir na carreira.