Hora da tarefa: Como ajudar as crianças sem fazer por elas?

A hora da tarefa é um passo importante no processo de aprendizado. Além de testar o seu conhecimento, a criança tem um momento de troca com os pais que auxiliam na resolução de problemas.

Mas esse ainda é um desafio para muitas famílias, que têm dificuldade de estimular os pequenos no dever de casa.

O papel dos pais

Geralmente são as crianças pequenos que não conseguem se organizar sozinhas para fazer a lição de casa. Por isso, os pais devem reservar um tempo e providenciar um local adequado para a tarefa.

Neste momento, a família deve demonstrar interesse pela vida escolar da criança e reforçar a necessidade do estudo em casa também. Para isso, a família deve fixar um horário para a tarefa, num ambiente calmo e livre de qualquer distração. Por isso, nada de TV e celulares.

Também é importante deixar que a criança faça a própria atividade, mesmo que isso leve mais tempo. Isso é importante para a construção do senso de responsabilidade. Observe, elogie e estimule o esforço.

Aos poucos, a criança vai desenvolvendo a responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que, através dela, é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente. Em caso de dificuldade, os pais devem informar a escola.