5 atividades que estimulam o gosto por matemática (fora da sala de aula)

Quem disse que só dá pra aprender matemática na escola? A disciplina pode ser parte do dia-a-dia dos pequenos e atividades simples ajudam a despertar o prazer pelos números e contas de forma lúdica.

1 - Desenho, colagem e maquetes

Desenhar é uma ótima atividade para ajudar a criança a identificar objetos, figuras e contornos. Colagens auxiliam nesse processo, deixando tudo mais lúdico e divertido. Quando complementamos a atividade com a construção de maquetes, a criança potencializa esse poder de exploração e descobre profundidades, analisando objetos, formas e dimensões.

2 - Quebra-Cabeça

Brincar com um quebra-cabeça é excelente para desenvolver a habilidade matemática desde cedo. Os jogos mais básicos ensinam raciocínio espacial e os mais elaborados, formas e tamanhos.

3 - Blocos de Construção

Construir e organizar estruturas com qualquer peça exige matemática básica, habilidades de engenharia e geometria.

4 - Jogos de tabuleiro

Jogo da velha, damas e xadrez, por exemplo, ensinam estratégia e lógica. Outros que envolvem dinheiro de mentira, por exemplo, ensinam matemática avançada e educação financeira. Batalha naval é outro que merece destaque, pois ensina noções de espaço, geometria, tamanhos, proporções.

5 - Mercadinho

Escolher produtos, passar no caixa, ver a quantidade de dinheiro necessária para comprar. Brincar de mercadinho é excelente para ensinar matemática simples. Também é possível aproveitar a seção de frutas, legumes e verduras para falar sobre pesos, medidas e comparações. Além de ser divertida com o brinquedo, a atividade pode ser levada a sério pela família no supermercado e feira.