5 dicas para estimular o seu filho a estudar em casa

Como é a rotina de estudos na sua casa? Seu filho tem dificuldades para se preparar para as provas? E a lição de casa? Costuma receber reclamações sobre atrasos ou falta de entrega do dever?

Essas situações são comuns, em muitas famílias. E não significam exatamente que o seu filho tenha dificuldades na aprendizagem ou esteja passando por uma fase “rebelde”.

A verdade é que está cada vez mais desafiador voltar as atenções de crianças e adolescentes para os estudos fora da sala de aula, principalmente em função dos diversos estímulos tecnológicos que elas têm atualmente à disposição.

Computadores, smartphones, videogames, tablets. Conectados 24 horas a diversos aplicativos e jogos. Difícil que eles “prefiram” fazer a lição de casa. Mas é uma realidade que essa geração deve enfrentar e aprender que os estudos devem ser prioridade.

Mas como fazer isso?

A motivação é o segredo! E não estamos falando de castigos ou exigências, que podem funcionar com alguns ou desestimular outros. Estimular o interesse pelo aprendizado - que traz resultados a longo prazo e não somente um melhor desempenho nas provas deste bimestre, por exemplo - envolve diversos aspectos. Listamos 5 dicas para você colocar em prática hoje mesmo:

1 - Monte um cronograma de estudos

Planejamento é essencial para quase tudo na vida, incluindo a rotina de estudos de crianças e adolescentes em casa. Quanto mais novos, maior é a importância de um cronograma. Se o seu filho sabe, desde sempre, que naquele horário ele deve parar e estudar, tudo flui mais fácil e o dever se torna hábito.

Com os mais novos, você pode montar um calendário lúdico, onde a criança pode marcar o dia estudado com estrelinhas, corações, etc. Já com os mais velhos, converse com ele sobre o momento que ele se sente mais disposto e negocie 1 hora deste período para ser inteiramente dedicada aos estudos.

E, lembre-se, de incluir outras atividades neste cronograma, como espaço para brincadeiras, assistir ao programa favorito e ir ao parque, para que o “estudar” não seja visto apenas como dever.

2 - Converse, muito!

Se o seu filho está apresentando reais dificuldades na escola, com notas baixas e feedbacks preocupantes dos professores, converse com ele para saber o motivo. Antes de qualquer punição. Talvez a explicação seja mais clara e esclarecedora, se ele não se sentir constrangido ou ameaçado por castigos.

Depois, vale utilizar métodos de recompensa - como limitar o acesso a tecnologia e hobbies - para que o seu desempenho melhore.

3 - A importância de aprender

Será que está claro para o seu filho a importância de estudar? Parece bobagem, mas muitas crianças não conseguem ver essa questão a longo prazo. Explique como você se saiu na escola e mostre que hoje você pode proporcionar uma vida confortável para ele graças a um bom desempenho nos estudos.

Outra dica é falar sobre profissões. E que para conseguir realizar este sonho, ele precisa estudar! Para os adolescentes, esse último tópico é ainda mais importante. Logo chegará a hora de se preparar para o vestibular, cada vez mais concorrido.

4 - Ambiente e ferramentas adequados

Para estudar, seu filho precisa de um ambiente tranquilo, sem distrações. Uma mesa com cadeira confortável também é fundamental, assim como uma luz adequada. Ele tem esse espaço na sua casa?

Além disso, ele deve saber aproveitar as ferramentas que têm para o estudo. Computadores, tablets e celulares podem ser usados a favor dos estudos. Estimule a pesquisa na Internet, lembrando que ela deve servir como apoio e inspiração, e jamais como base para cópias.

5 - Apoio e acompanhamento dos pais

Use um pouco do seu tempo para ajudar nos deveres de casa e na preparação para as avaliações, com criatividade e muita paciência. Evite fazer por eles, mas mostre interesse. Mas cuidado para não ficar o tempo inteiro ao lado dele. É preciso que ele saiba que pode contar com seu apoio, mas consiga realizar a tarefa sozinho.