top of page
  • novcaminhos

Como tirar a chupeta sem trauma?



Unanimidade entre alguns, polêmica com outros, a chupeta é um dos acessórios que ocupam o posto de “salvadores” por um tempo e que se tornam um problema quando a criança cresce e os pais querem tirar.


Não é uma tarefa fácil, principalmente se a criança usa a chupeta como um objeto transicional, que oferece aconchego e segurança. Selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse momento:


Converse


Com as crianças que já têm a capacidade de compreensão, o ideal é explicar que o uso da chupeta pode prejudicá-las, entortando os dentes, por exemplo. No início, podem ser usados combinados - pré-estabelecendo o período que ela pode usar a chupeta e o local (exemplo, só pode usar para dormir e quando estiver em casa).

Evite fazer a retirada ao mesmo tempo em que outros acontecimentos importantes estão ocorrendo na vida dela, como, por exemplo, o desfralde, a entrada na escola ou a chegada de um irmão.


Não use mais o prendedor


Se a família quer tirar a chupeta, a criança não pode mais ter acesso irrestrito a ela. E isso inclui o prendedor de roupa.


Busque um substituto


O ideal é que até os dois anos de vida a chupeta seja gradualmente removida. Para concretizar isso, os pais devem oferecer conforto e segurança à criança de outra forma. Tente trocar a chupeta por uma conversa, cante músicas, conte uma história ou um bichinho de estimação que a criança goste.


Não deixe que a criança durma a noite toda com a chupeta


É fundamental retirar o acessório logo que a criança durma, evita que ela mantenha a sucção durante o período do sono.


Não tire a chupeta de forma brusca


A retirada deve ser lenta e gradual, para não causar nenhum tipo de trauma ou crises de ansiedade na criança. Também é importante não falar que é feio ou errado o uso da chupeta e, sim, que ela não precisa mais dela, pois já está em uma nova fase.


Que tal uma troca?


Os pais podem criar uma meta para que a criança se sinta estimulada a atingir o objetivo, como, por exemplo, um passeio esperado ou um presente que já havia sido prometido ou comentado.


Primeira noite sem chupeta


A família deve ter paciência, compreensão e amor. Quem estiver presente neste momento deve tentar o máximo que puder utilizar outras formas de confortar. Se mantenha firme na decisão, mas sempre lembrando que esta transição deve ser feita com muito carinho.

bottom of page