ENEM: Confira dicas para se preparar para o exame

Uma das principais ferramentas para se preparar para o ENEM é o planejamento. Mesmo que faltem alguns meses (ou anos, no caso dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio) para a prova, o estudante deve se organizar para manter uma rotina de estudos se quiser se dar bem no exame.

Preparamos algumas dicas para o estudante manter o foco!

Organize seu tempo!

Montar um cronograma de estudos é eficiente em qualquer idade e uma ótima forma de se preparar para o ENEM. É importante dedicar, pelo menos, uma hora do dia para estudar e revisar o conteúdo, que foi visto em sala de aula e também novos assuntos. Dividir as disciplinas por dia da semana é outra dica!

Com esse compromisso, a ansiedade também é melhor controlada e o estudante tem tempo livre para hobbies, lazer e o descanso. Com o passar dos meses e a proximidade da prova, a dedicação pode aumentar. Mas atenção: passar noites sem dormir não é uma boa alternativa. Estar descansado é fundamental para o bom desempenho na escola e, consequentemente, no ENEM.

Tem dificuldade em alguma matéria? Comece por ela!

Para quem tem dificuldade em alguma disciplina, a melhor dica é se dedicar mais a ela! Vale buscar orientação com o professor, que pode indicar conteúdos para serem estudados e prestar ainda mais atenção nas aulas.

Monte grupos de estudos!

Estudar para o ENEM junto com os amigos também é uma ótima alternativa, desde que o grupo consiga manter o foco. O ideal é montar um grupo pequeno, de três a quatro estudantes no máximo.

Dê um tempo nas redes sociais

Não adianta sentar para estudar e parar a cada cinco minutos para checar o Instagram! Mantenha o celular desligado (ou beeeem longe) e concentre-se na hora dedicada aos estudos.

Busque as provas anteriores

Que tal testar os conhecimentos? Alguns portais disponibilizam as provas anteriores de diversas universidades e também do ENEM, facilitando a rotina de estudos dos alunos para prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão.

Treine a redação

A redação é um dos maiores desafios da prova, mas pode ser praticada! Peça ajuda aos professores e liste os principais temas da atualidade, que podem ser pauta do texto. Outra dica para se preparar é ampliar o vocabulário, mantendo uma rotina de leitura diária.

Atenção ao noticiário!

É importante estar por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo, principalmente nas manchetes dos principais noticiários. Descobertas da ciência, eleições, acontecimentos importantes com personalidades públicas e impactos ambientais também costumam aparecer entre as questões.

E relaxe!

Manter uma rotina saudável, se alimentar bem e praticar atividades físicas faz parte da preparação. Durma bem e reserve um tempo para o lazer! Seu cérebro agradece!