5 desafios da puberdade que o adolescente precisa lidar

Um dos processos mais desafiadores que nós passamos é a puberdade! Um turbilhão de alterações físicas e biológicas que representam a transição entre a infância e a vida adulta. É preciso muita paciência dos pais e educadores para que essa fase seja o mais tranquila possível, o que nem sempre é simples diante de alguns desafios.

#1 Mudanças corporais

A puberdade começa, em média, aos 12 anos para os meninos e aos 11 entre as meninas com a alta de produção dos hormônios testosterona e progesterona. Entre as garotas, o início do ciclo menstrual é um dos principais marcos.

Essa fase também é marcada pelo estirão - um rápido crescimento corporal. Além disso, a puberdade ainda envolve mudanças no tom de voz, surgimento de pelos e acúmulo de gordura nos seios e quadris.

Por isso é natural sentir-se desconfortável com o próprio corpo, especialmente com as diferenças no ritmo desses acontecimentos entre os colegas da mesma idade.

#2 Impulsividade

Tudo tem que acontecer agora, do jeito que eles desejam. Essa hipervalorização do momento presente e uma exacerbada impaciência fazem parte da puberdade. Com o córtex pré-frontal ainda imaturo, os jovens têm dificuldades de manter o controle e tomar decisões amparadas pela reflexão.

Para lidar com essa fase, especialmente quando ela influencia negativamente no rendimento escolar, os pais devem lembrar das consequências de suas ações.

#4 Individualidade

É durante a puberdade que também começa a separação total da influência dos pais. O adolescente pode pensar de modo diferente da família e rever suas visões de mundo. É natural surgir conflitos - às vezes, intensos - mas os pais precisam pesar que essas diferenças são importantes para a formação do caráter e da autonomia do filho.

#4 BFF

A identificação com os pares é importante para construir relações afetivas além do círculo familiar. É com os amigos que o adolescente se sente melhor compreendido e amparado, compartilham experiências, interesses e práticas sociais. Além disso, eles enfrentam as mesmas dificuldades da adolescência.

Com isso, pode surgir a necessidade de pertencimento, com o jovem mudando o cabelo e o modo de se vestir. Os pais podem permitir que os filhos experimentem diferentes estilos e tenham autonomia para escolher seus amigos, mas é preciso orientá-los a não se desviarem das próprias concepções de vida pelos outros.

#5 Quero ser independente

Rebeldia. Essa é uma das palavras mais citadas quando falamos de puberdade e adolescência. É natural que os adolescentes queiram explorar o mundo, mesmo que ainda dependam dos pais financeiramente. Conciliar esses interesses nem sempre é fácil, mas os pais podem ajudar os filhos a lidarem com a liberdade impondo limites importante para a segurança deles.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!