Alimentação: 5 dicas para montar uma lancheira saudável
- novcaminhos
- 9 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Como é a rotina alimentar na sua casa? O consumo de frutas, verduras e legumes é diário? Você prioriza carboidratos integrais, grãos e fibras nas refeições? Sabemos que o dia a dia na maioria das famílias é bastante corrido e isso acaba refletindo diretamente nos alimentos escolhidos para a lancheira das crianças.
Pensando nisso, preparamos 5 dicas para você conseguir organizar a rotina em casa sem sofrimento e garantir um lanche saudável para as crianças.
1 - Planejamento e lista de compras
Separe um período do final de semana para o planejamento da lancheira e a compra dos alimentos. Transforme a tarefa em um compromisso semanal, assim fica mais fácil seguir o cronograma.
2 - Organização da geladeira e armário
Outra dica que ajuda bastante é a visualização dos alimentos. Separe uma prateleira do armário e da geladeira somente para os alimentos da lancheira das crianças.
3 - Pré-preparo com a ajuda da criança
Outra dica que ajuda bastante (não só na hora de preparar a lancheira) é o pré-preparo. Logo após as compras, lave as frutas e já corte em porções individuais. Só atenção ao tipo de fruta. Faça isso apenas com as que não oxidam. Bananas, maçãs e pêras, por exemplo, devem ser guardadas inteiras com casca. Separe em potinhos, que irão direto para a lancheira. Frios também já devem estar fatiados. Você também pode adiantar o preparo de suco natural.
E uma dica muito especial: convoque as crianças para ajudar nesta fase. Elas vão amar ajudar e será um belo incentivo para elas se deliciarem na hora do lanche!
4 - Lancheira térmica
Invista na praticidade de uma lancheira térmica, que irá ampliar as possibilidades de lanches. Você poderá preparar patês, smoothies e manter as frutas geladinhas. A bebida também deve ser enviada em uma garrafa térmica.
5 - O que comprar?
Frutas variadas, vegetais (cenouras fatiadas e tomatinhos cereja são uma delícia), frutas desidratadas (elas ajudam a suprir a necessidade de um docinho), castanhas, iogurtes, pão integral, queijo branco, requeijão, geléias, barrinhas de cereais, biscoitos.







Comentários