Dicas para aumentar a concentração na hora de estudar

concentração na hora de estudar

Você é daqueles que se distrai fácil na hora de estudar? Não consegue se concentrar e logo está pensando e fazendo outra tarefa, ao invés de se dedicar a matéria da prova? Em alguns casos, essa dificuldade pode prejudicar seriamente o desempenho escolar e também o rendimento em exames importantes, como o ENEM. Para te ajudar, preparamos algumas dicas para aumentar a concentração na hora de estudar.

Não leia somente. Escreva!

A primeira dica é para quem costuma estudar apenas lendo. Apesar de estar “errado”, essa forma facilita a perda da concentração. É importante estudar escrevendo, já que a tarefa “força” o cérebro a prestar mais atenção ao conteúdo. Escrever também facilita a fixação da matéria e melhor entendimento. E uma dica extra: use canetas marca-texto para delimitar o que é mais importante!

Faça resumos!

Complementando a dica anterior, nossa segunda recomendação é fazer resumos do que estiver estudando, sem “colar”. Esse tipo de exercício mostra se você realmente entendeu a matéria e ajuda ainda mais o cérebro a fixar o que foi estudado.

Revisão constante

Um dos segredos de quem vai bem em provas e vestibulares é revisar o conteúdo diariamente, no dia que que foi aprendido na aula. É como fazer a lição de casa, mas com um plus: vale a pena revisar tudinho mesmo! É mais fácil para o cérebro memorizar se as informações forem “reforçadas”. Assim, na próxima prova ficará mais simples para você fazer os resumos, que recomendamos acima.

Estudo sozinho!

Sabemos que estudar em grupo traz diversos benefícios mas se você tem dificuldade para se concentrar, vale a pena priorizar o estudo de forma individual. Caso contrário, será fácil cair na tentação de bater papo e deixar os livros de lado.

Fique longe dos eletrônicos

Precisa dizer que para aumentar a concentração na hora de estudar, você deve ficar longe de smartphones, tablets, notebooks, etc?

Estude em local organizado e sem barulho

Esse é um ponto muito importante, pois o ambiente também é capaz de tirar nossa concentração. Escolha uma hora mais tranquila e silenciosa, além de dar um jeito na bagunça antes.