
Vivemos em uma nova era da comunicação. Estamos conectados quase que 24 horas por dia, graças a smartphones cada vez mais modernos e Internet de alta velocidade em todos os ambientes. Com isso em vista, fica fácil perceber que não dá para privar crianças e adolescentes da tecnologia. Mas e a vida escolar? Será que dá para conciliar?
Sim, com moderação! Não incentivamos o uso de celulares e tablets em sala de aula, com acesso a redes sociais e aplicativos de mensagens. Na maioria das vezes, esse tipo de conduta distrai mais do que ajuda. Mas há situações que a tecnologia pode ser uma aliada na hora de estudar.
Aplicativos
Há diversas opções de aplicativos para quem deseja aprender idiomas e até matérias específicas, com soluções de problemas de matemática, física e química, por exemplo.
Redes Sociais
Montar grupos de estudo e discussão em redes sociais também pode ser útil, principalmente durante a preparação para o vestibular e o ENEM. Uma dica para deixar a interação ainda mais dinâmica é incluir os professores.
Sites e portais de notícias
É importante estar ligado em tudo que acontece no mundo e, atualmente, os sites e portais de notícias são os veículos mais bem atualizados neste sentido, além de serem fáceis de acessar.
Canais no Youtube e Podcasts
Outros aliados dos estudantes são canais no youtube e podcasts, com diversos conteúdos - desde resenhas de livros a comentários sobre questões do ENEM. Você também encontra canais próprios de escolas, universidades e professores.