A importância do esporte no desenvolvimento infantil

O esporte é uma importante ferramenta social, sendo especialmente poderosa na infância, facilitando o aprendizado de conceitos importantes como o trabalho em equipe, consciência corporal e o valor do esforço nas pequenas conquistas.

Apesar de ser natural que algumas crianças se mostrem mais desenvoltas e com talento natural para algumas modalidades, o papel do esporte na primeira infância não deve ter como foco a competição. Os educadores devem prezar pelo desenvolvimento motor e social, atitude que também ajuda a combater o bullying.

No ambiente escolar, a prática esportiva deve ser lúdica, prazerosa e divertida! A intensidade do exercício e a frequência devem respeitar o interesse do aluno, de acordo com a sua motivação. Não é saudável pressionar os pequenos por resultados, quando esta não é a sua vontade. Respeitar essa individualidade também é papel dos pais.

Benefícios do esporte na infância:

• Contato com outras crianças, potencializando o senso de trabalho em equipe.

• Previne o sedentarismo e a obesidade infantil.

• Desenvolvimento de força óssea e muscular, aperfeiçoando o desenvolvimento físico.

• Controla ansiedade e ameniza a timidez.

• A criança aprende a importância de seguir regras.

• Prevenção a longo prazo de doenças como estresse, depressão, problemas respiratórios, de coluna e cardíacos.

Como incentivar a prática de esportes?

Se a criança não demonstra interesse pela prática de esportes, os pais devem analisar onde está o problema. Ter o exemplo em casa é um dos pilares para essa vontade surgir. Ninguém precisa ser um atleta, mas é importante que as crianças entendam a importância de se exercitar espelhando-se em seus principais exemplos: os pais!

Reservar um período do final de semana para uma caminhada em família, andar de bicicleta ou uma partida de frescobol na praia são dicas simples para colocar em prática já nesta semana! Também é fundamental explorar diversas modalidades antes de decretar que a criança “não gosta” de esportes.