Benefícios do ballet para as crianças

Um dos nossos cursos extracurriculares - inscrições abertas na secretaria para alunos e não-alunos - é o ballet, que encanta pessoas de todas as idades há gerações.Os belos passos na ponta dos pés, embalados por grandes obras da música clássica e contemporânea, trazem diversos benefícios, especialmente para as crianças.

Além de ser uma atividade divertida e que estimula a criatividade em grupo, o ballet promove bem estar físico e emocional para os pequenos. A dança melhora a coordenação motora e ajuda a criança a lidar com frustrações, quando se dedica a uma arte repleta de nuances e que exige disciplina.

Confira os principais benefícios do ballet para as crianças:

• Aumenta a concentração;

• Estimula o trabalho em equipe;

• Melhora a coordenação motora;

• Trabalha as noções de espaço e localização;

• Aumenta a flexibilidade;

• Combate o sedentarismo;

• Aumenta a resistência muscular;

• Corrige a postura;

• Estimula o desenvolvimento intelectual;

• Melhora a auto-estima;

• Melhora o equilíbrio;

• Aperfeiçoa o convívio social.

A desenvoltura da criança com a atividade varia de acordo com a idade. Antes dos seis anos, o ballet é mais recreativo e a principal preocupação é com o estímulo à imaginação. Nessa fase, a criança aprende a controlar suas habilidade motoras e encara a dança como brincadeira.

Já a partir dos sete anos, os princípios básicos da dança ajudam no desenvolvimento físico, exigindo mais musicalidade e domínio do corpo. Mas é importante que os pais evitem sobrecarregar e pressionar a criança, em busca de dedicação completa à atividade. Se ela sentir prazer com o ballet, sua evolução será natural.