top of page
  • novcaminhos

Você gosta de viajar? Confira os benefícios para saúde e mente


É quase impossível encontrar quem não goste de viajar, seja pela fuga da rotina ou a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas. Mas, além do lazer, viajar traz benefícios diretos para o nosso bem estar físico e emocional. Quer saber quais? Confira:

Menos estresse

Quando viajamos, fugimos da rotina atribulada de trabalho, estudo e afazeres domésticos. Com isso, relaxar fica mais fácil e é possível recarregar as baterias, dando maior disposição para voltar à ativa com menos estresse.

Mais criatividade

Outro benefício é o estímulo à criatividade, que é beneficiada pela mente mais “vazia” de problemas do cotidiano e “aberta” à novas possibilidades.

Adaptação para mudanças

Viajar também amplia a nossa resiliência e disposição para se adaptar a mudanças, já que nos força a novas situações e pessoas de culturas diferentes.

Aumenta a autoestima e autoconfiança

Como uma viagem pode apresentar imprevistos e experiências impossíveis de serem totalmente controladas, especialmente quando pensamos em destinos com foco na natureza, você vai desenvolver maior autoconfiança e, consequentemente, autoestima.

O poder das lembranças de felicidade

Quando viajamos, colecionamos momentos felizes e de extremo prazer. Não é a toa que o #TBT do Instagram apresenta, em sua maioria, retratos de viagens que deixaram saudade. Criar esse tipo de memória é importante até para prevenir doenças, como a síndrome do pânico e a depressão.

Além disso, viajar produz endorfina e serotonina, hormônios ligados à felicidade e que funcionam como verdadeiros analgésicos no corpo e na alma. O resultado é maior tolerância emocional, que traz benefícios nos relacionamentos pessoais e profissionais.

E aí, já deu vontade de marcar a próxima viagem?

bottom of page