Cursos de EaD oferecem diversos benefícios. Confira!

Os cursos de Educação à Distância, conhecidos como EaD, têm ganhado cada vez mais atenção dos estudantes. Segundo um levantamento de 2014 da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), cerca de 1840 cursos do tipo são regulamentados no Brasil e oferecidos em 48% das instituições nacionais.

Vantagens dos cursos de EaD

O EaD é uma ótima opção para estudantes com rotina agitada, que precisam conciliar trabalho em tempo integral, família e estudos. Com a possibilidade de organizar os horários para estudar da forma como preferir, a flexibilidade se torna o principal atrativo da modalidade.

Outro ponto positivo é a economia de tempo com deslocamentos. O estudante pode adquirir o conhecimento em casa, sem necessidade de ir até a universidade. Só é preciso checar com a instituição se será preciso ir até um local físico para a realização de provas e/ou trabalhos, além de aulas práticas, condições que mudam de acordo com o tipo de curso.

E já que falamos em economizar, os cursos de EaD costumam ser mais econômicos também na mensalidade. Tudo isso com a garantia de um curso reconhecido pelo MEC e que abrirá portas com novas oportunidades no mercado de trabalho.

E as desvantagens?

Mas antes de decidir por um curso EaD, o estudante precisa pesar os pontos negativos da modalidade. Quem tem dificuldades com organização e disciplina para estudar sozinho pode enfrentar alguns empecilhos. É preciso dedicação e cumprir um cronograma de estudo, para não deixar de entregar tudo o que for exigido.

Também é preciso um grande senso de autonomia e proatividade, especialmente se o aluno estiver com dificuldades. A procura por soluções e resolução de dúvidas parte exclusivamente do aluno.

Outra questão que deve ser analisada é a interação social, que é bem menor. Com um ambiente virtual e poucas atividades em grupo (mesmo que por videoconferências e encontros mensais), quem gosta de socializar com os colegas de turma pode estranhar um pouco o estilo de ensino. E isso também pode refletir no networking.