top of page
  • novcaminhos

Planetário do Ibirapuera é opção de lazer em São Paulo


Quem busca opções de lazer cultural para os pequenos precisa conhecer o Planetário Professor Aristóteles Orsini, também conhecido como Planetário do Ibirapuera. Inaugurado em 1957, o espaço é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente.

Entre suas curiosidades é a sua instalação em um prédio importante para o patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

O Planetário passou por alguns anos fechado, para reformas, e voltou há pouco tempo a ser uma opção de passeio para a família e escolas, especialmente com crianças a partir de 5 anos. A exibição é, claro, no escuro, para que o show do novo projetor alemão Zeiss Starmaster hipnotize a plateia com um céu repleto de estrelas, planetas, meteoros e cometas. Um cenário digno de filme, que tem duração de 40 minutos.

A exibição é feita em uma sala de 550 metros quadrados, em formato circular. Para acompanhar esse verdadeiro show estrelar, o público pode repousar em poltronas reclináveis - parecidas com as do cinema - para vislumbrar um céu bem diferente do que estamos acostumados.

Toda a programação é acompanhada por uma aula explicativa, em ritmo de missão espacial, que entretém até os adultos, com muita informação e curiosidades. Lá fora, o passeio inclui ainda a visita ao Relógio de Sol e a Esfera Armilar Equatorial. É um programa divertido e inesquecível!

O Planetário Professor Aristóteles Orsini fica no Parque Ibirapuera, localizado à Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, São Paulo (SP).

bottom of page